Item |
Identificação da Matéria |
Resultado |
1
|
Requerimento nº 197/2025 -
Arnaldo Baptista
- Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, seja encaminhada MOÇÃO DE APLAUSOS ao senhor Luís Carlos Roberto, empresário nascido em Taquaritinga, casado com Miraine Roberto e pai de dois filhos Wellington Roberto e Thainá Roberto, também avô de Luís Henrique e Davi. Proprietário da empresa Lumaq Máquinas e Implementos Agrícolas, há mais de 40 anos atuando no ramo da agricultura.
|
Aprovado
|
2
|
Requerimento nº 198/2025 -
Beto Girotto
- Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, seja encaminhada MOÇÃO DE APLAUSOS ao Rotary Club de Taquaritinga, em razão de seus 65 anos de fundação.
Fundada em 9 de setembro de 1960, a instituição é uma associação de líderes que prestam serviços humanitários e voluntários. É ligada ao Distrito 4540. Nessas seis décadas e meia de trabalho, já saíram dos quadros do Rotary de Taquaritinga dois governadores distritais: o saudoso José Paulo Jabor e Roberto Silas Ruiz Funari. Atualmente, preside o RC o taquaritinguense Márcio Augusto Caracini. Sua esposa, Carla Alves Caracini, é presidente da Casa da Amizade, braço feminino da instituição também engajado em causas sociais. A todos os rotarianos, de hoje e do passado, seguem felicitações pelo transcurso dos 65 anos de existência.
|
Aprovado
|
3
|
Requerimento nº 199/2025 -
Professora Mirian Ponzio
- Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, seja encaminhada MOÇÃO DE APLAUSOS à taquaritinguense Marcela Aparecida Soares da Silva, filha de Luzinete da Silva e Valdevino Soares da Silva, com 24 anos de idade, é um grande exemplo de superação, disciplina e dedicação ao esporte.
Fruto de um projeto social do município, a Fundação Edmilson, que tem como lema "Virar o Jogo", Marcela ingressou na instituição aos 13 anos de idade. Foi nesse espaço de oportunidades que, aos 15 anos, conheceu o karatê, modalidade na qual encontrou sua paixão e deu início a uma trajetória marcada por conquistas expressivas.
Com esforço e determinação, em apenas dois anos de prática já despontava como atleta de destaque, conquistando títulos importantes. Entre suas maiores vitórias, destacam-se os quatro títulos de campeã dos Jogos Regionais, nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2025, além do vice-campeonato dos Jogos Abertos em 2017 e 2019. No cenário nacional, Marcela sagrou-se campeã brasileira em 2018, nas cidades de Ceará e Brasília, em 2019, em Araraquara, e em 2023, no Rio Grande do Sul. Em âmbito estadual, foi campeã paulista em 2017, 2018, 2019 e 2023. Internacionalmente, representou o Brasil no Mundial realizado na Bélgica, conquistando o terceiro lugar em 2018 e o vice-campeonato em 2019, Gostaríamos de reforçar a competição deste ano, os sexagésimos sétimos Jogos Regionais, da 5ª Região, Marcela foi campeã na modalidade do Karatê, categoria +68 quilos.
Além de sua brilhante carreira esportiva, Marcela também se dedica à formação acadêmica e profissional. É licenciada em Educação Física, cursa Direito na Faculdade ITES e possui a graduação de faixa preta pela Federação Paulista de Karatê. Atualmente, exerce com responsabilidade e compromisso o cargo de Diretora de Esportes do município de Taquaritinga, contribuindo para que outras vidas também sejam transformadas através do esporte, assim como a sua foi.
A trajetória de Marcela é motivo de orgulho para Taquaritinga, sendo inspiração para jovens atletas e exemplo de que dedicação, disciplina e oportunidade podem mudar destinos. Por tudo o que representa, esta justa Moção de Aplausos é entregue em reconhecimento ao seu esforço, talento e à honra que leva ao nome de nossa cidade.
|
Aprovado
|
4
|
Requerimento nº 202/2025 -
Maria Azevedo
- Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, seja encaminhada MOÇÃO DE APLAUSOS ao empresário José Roberto Magalhães de Mello. Fundador e presidente da Mello Engenharia, já construiu e entregou conjuntos habitacionais em municípios de todas as regiões do Estado de São Paulo desde 1997. A empresa possui certificações nacionais e internacionais de qualidade, como o ISO 9001 e uma sólida parceria com a Caixa Econômica Federal. Com sede em Taquaritinga, a construtora emprega centenas de pessoas, ao mesmo tempo, em seus canteiros de obras. No município, lançou também um empreendimento fechado de alto padrão, o Villagio D'Itália.
|
Aprovado
|
5
|
Requerimento nº 204/2025 -
Fernandinho Cabeleireiro
- Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, seja encaminhada MOÇÃO DE APLAUSOS ao grupo de samba e pagode Ney Siqueira & Amigos, originário de Taquaritinga.
Formado em 2016 pelo cantor Valdinei (Ney) e Gubio (Cavaco), o grupo nasceu quando uma turma de amigos de Taquaritinga se reuniu após algumas experiências em bandas da cidade e região, se juntaram e começaram a tocar apenas por diversão.
No que hoje resulta no grupo Ney Siqueira & Amigos, formado por Ney (Voz), Weslen (Violão), Gubio (Cavaco), Diogo (rebolo) e Juliano (Reco -Reco), o potencial artístico do grupo logo chamou atenção de empresários e a lista de shows está aumentando.
Hoje o grupo faz muito sucesso na região e leva o nome de Taquaritinga para todo o Estado de São Paulo.
|
Aprovado
|
6
|
Requerimento nº 207/2025 -
Marcelo Marinho,
Meire Mazzini,
Véio Modesto
- Requerem, depois de obedecidas as formalidades regimentais, o envio de ofício ao CETRAN SP, no sentido de solicitar que o Conselho envie as informações a seguir.
Considerando que o Município de Taquaritinga/SP possui convênio de trânsito firmado com o Estado, delegando à Polícia Militar a responsabilidade pela fiscalização, ressalta-se que a corporação não realiza a fiscalização do estacionamento rotativo da Área Azul, que é administrada por empresa contratada pela Prefeitura. Na prática, os funcionários da empresa registram os veículos sem cartão, notificam os condutores e, em caso de não pagamento, preenchem Autos de Infração de Trânsito fornecidos pela COMUTRAN, que posteriormente são assinados pelo Diretor da Comissão como se fosse agente autuador. Após isso, o auto é inserido no sistema da PRODESP e processado, sendo que a defesa prévia acaba julgada pelo mesmo diretor que lavrou a autuação. Além disso, o recurso em primeira instância é apreciado pela JARI municipal, composta por servidores escolhidos pela Administração, incluindo o próprio diretor da COMUTRAN, o que compromete a imparcialidade do processo.
Diante dos fatos citados requeiro parecer dos conselheiros do CETRAN e responda as seguintes dúvidas:
a) Por que a Polícia Militar não fiscaliza as infrações de trânsito referente ao estacionamento da área azul?
b) Os funcionários da empresa “Pare Fácil” que administra a área azul têm o poder legal (fé pública) para constatar infração de trânsito e preencher os autos de infração de trânsito?
c) O Diretor de trânsito tem a competência para lavrar ou homologar um auto de infração confeccionado por uma pessoa leiga que não faz parte do sistema de trânsito?
d) O Diretor de trânsito (autoridade de trânsito municipal) tem a competência para lavrar e/ou assinar auto de infração de trânsito o qual não presenciou a referida infração e não foi constatada por meio tecnológico homologado pelo CONTRAN?
e) É legal o Diretor de trânsito julgar o auto de infração na defesa prévia, auto este elaborado por ele mesmo sem presenciar pessoalmente, sem tomar conhecimento por meio tecnológico homologado pelo CONTRAN;
f) É legal e/ou moral o Diretor de trânsito que participou da lavratura do auto de infração da defesa prévia ainda participar da JARI e ter direito a voto para decidir sobre o indeferimento do recurso?
g) A JARI (junta de recursos e imposições municipal) pode ser composta por funcionários públicos municipais indicados e subordinados ao prefeito que tem o interesse em arrecadar, isso é legal e moral?
|
Aprovado
|
7
|
Requerimento nº 208/2025 -
Marcelo Marinho,
Meire Mazzini,
Véio Modesto
- Requerem, depois de obedecidas as formalidades regimentais, à Secretaria Municipal de Serviços, para que envie, em tempo hábil, as seguintes informações a seguir:
1. A máquina PC 89, PC 86, niveladora 10, caminhão 29 e caminhão trucado estão quebrados desde que data?
2. Essas máquinas estão sendo abastecidas ainda?
3. Se há abastecimento, desde quando estão sendo abastecidas?
4. Envie cópia das notas de abastecimento.
|
Aprovado
|
8
|
Requerimento nº 209/2025 -
Jhow Adorno
- Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, o envio de ofício à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade "Dona Zilda Salvagni", sentido de solicitar que a Santa Casa informe a este vereador se haverá cobrança, com desconto em folha de pagamento dos funcionários, referente ao período em que os serviços da Santa Casa ficaram suspensos em razão dos problemas com repasses financeiros.
O presente requerimento tem por finalidade garantir a transparência nas relações entre a instituição e os servidores públicos, bem como esclarecer se haverá a devida compensação quanto ao período em que não foi prestado atendimento.
Requer que envie também à Prefeitura Municipal e à Associação dos Funcionários Públicos de Taquaritinga com os mesmos questionamentos.
|
Aprovado
|
9
|
Requerimento nº 210/2025 -
Jhow Adorno
- Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, à Secretaria Municipal da Fazenda, para que envie a este vereador, em tempo hábil, as seguintes informações com relação às contas de telefone fixo da Prefeitura Municipal, em especial ao setor de transporte e agendamento de pacientes:
1. As contas estão sendo pagas em dia?
2. Há débitos referentes às contas telefônicas?
3. Há algum problema técnico nas linhas telefônicas?
|
Aprovado
|
10
|
Requerimento nº 211/2025 -
Fernandinho Cabeleireiro
- Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, o envio de ofício à empresa GH Prestadora de Serviços Ltda, no sentido de solicitar à empresa para que realize medidas eficazes de segurança na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h “Wilson Rodrigues”, diante dos recorrentes casos de agressões contra profissionais da saúde.
Têm sido registrados diversos episódios de agressões físicas e verbais contra os profissionais que ali atuam, o que compromete não apenas a integridade desses trabalhadores, mas também o bom funcionamento da unidade.
Por isso, solicita-se a disponibilização de um profissional de segurança para atuar em conjunto com o controlador de acesso na portaria da UPA, a fim de reforçar a proteção dos servidores e usuários.
|
Aprovado
|
11
|
Requerimento nº 212/2025 -
Livia Zuppani
- Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, à Secretaria Municipal da Fazenda, para que envie a esta vereadora, em tempo hábil, relação detalhada de todos os débitos oriundos da gestão anterior que foram quitados no decorrer do presente exercício.
|
Aprovado
|
12
|
Requerimento nº 213/2025 -
Livia Zuppani
- Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, à Secretaria Municipal de Administração, por meio do setor técnico de recursos humanos, para que envie a esta vereadora, em tempo hábil, informações com relação ao número de pessoal de todas as secretarias e seus funcionários que hoje encontram-se afastados e readaptados. Envie também, o número de funcionários aposentados.
Requer ainda que informe o montante através de um relatório de como isso vem prejudicando a prefeitura municipal.
|
Aprovado
|
13
|
Requerimento nº 215/2025 -
Baixinho do Posto
- Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, seja encaminhada MOÇÃO DE APLAUSOS ao empresário Oracy de Souza Fonseca, em reconhecimento à sua trajetória pessoal e profissional.
Nascido no interior de Minas Gerais, Oracy viveu em São Paulo e também nos Estados Unidos, até que, após 2009, escolheu Taquaritinga para fixar residência e constituir sua família, passando a contribuir ativamente para o desenvolvimento do município.
O empresário é proprietário da Best Buy, importante geradora de empregos e oportunidades para a população local.
|
Aprovado
|