Sessão Plenária

23ª Sessão Ordinária

2ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura

10 de outubro de 2022 (segunda-feira), às 19h41

Vereadores Presentes [14]: Angelim Barbeiro / PSDB, Tonhão da Borracharia / MDB, Daniel Galerani / DEM, Denis Machado / MDB, Eder Mineiro / PSL, Rodrigo De Pietro / DEM, Bombeiro Luciano Azevedo / PSD, Luís Carlos da Vila / PSDB, Tenente Lourençano / MDB, Mauro Modesto / PSD, Juninho Previdelli / PSL, Delo / , Valcir Conceição Zacarias / PSB, Dr. Valmir Carrilho / PDT

Ausências Justificadas [1]: Professora Mirian Ponzio / PT

Item Identificação da Matéria
1
Indicação nº 200/2022 - Delo - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no sentido de estudar a possibilidade de apresentar Projeto de Lei para instituir Conselho Municipal de Esportes em nosso município, conforme modelo em anexo. A criação desta comissão tem por finalidade propor políticas públicas e ações destinadas ao fortalecimento das atividades esportivas de Taquaritinga.
2
Indicação nº 201/2022 - Dr. Valmir Carrilho - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no sentido de que, por meio do setor competente, providencie a instalação de uma linha telefônica ou de um ramal na farmácia do Jardim São Sebastião, posto que rotineiramente as pessoas saem de seus bairros (distantes), se deslocam a pé, ônibus ou moto taxi até o local de distribuição de medicamentos, quando lá chegam o medicamento está em falta, tomando o tempo e o contado dinheiro dos mais pobres. Referido pedido se fundamenta em pleitos do POVO.
3
Indicação nº 202/2022 - Eder Mineiro - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, no sentido de que, por meio do setor competente, determine a instalação de uma lombada (redutor de velocidade), nos padrões legais, na Rua Luiz Henrique Grizendi, altura do número 95, no Jardim Maria Luiza I, reiterando Indicação número 182/2022, deste vereador. Há a necessidade de instalação de um redutor de velocidade nesta localidade, uma vez que veículos transitam em alta velocidade, causando insegurança aos moradores.
4
Indicação nº 203/2022 - Bombeiro Luciano Azevedo - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no sentido de que, por meio do setor competente, realize a cobertura da quadra esportiva da escola municipal Domingues da Silva. Muito além do aprendizado em sala de aula, as instituições de ensino devem proporcionar espaços para a prática de esportes. A característica principal da cobertura é a alta resistência aos fatores climáticos, como o sol, a chuva, o vento, a estiagem etc. Uma quadra esportiva garante que os alunos tenham momentos de lazer, recreação, socialização e prática de exercícios físicos O principal objetivo da cobertura da quadra é prevenir e evitar insolação e exposição das crianças ao sol, evitando problemas como o aumento da temperatura corporal e queimaduras na pele. Perigos da insolação para a saúde: Aumento do risco de infecção, devido ao fato de ocorrerem queimaduras; Desidratação; Vômitos e diarreia, o que também pode levar à desidratação; Alterações nervosas, como convulsões, danos cerebrais e coma.
5
Indicação nº 204/2022 - Delo - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no sentido de que, por meio do setor competente, realize a poda das árvores em toda extensão da Avenida Mario da Silva Camargo, no Parque Residencial Laranjeiras. Muitas pessoas usam a referida via para fazer caminhada, e os galhos podem causar acidentes aos pedestres e na fiação elétrica.
6
Indicação nº 205/2022 - Bombeiro Luciano Azevedo - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, por meio do setor competente, reiterar Indicação nº 160/2021, deste vereador, no seguinte sentido. Após inúmeras reclamações através do meu gabinete digital, fui pessoalmente na Praça Dona Senhorinha Novaes (praça da Igreja Santíssima Trindade), no bairro Jd. São Sebastião, onde foram constatadas irregularidades no calçamento de toda praça, inclusive nos acessos de cadeirantes. A praça é utilizada por muitos moradores daquela região, adultos, idosos, crianças e deficientes físicos (cadeirantes), e da forma que esta praça se encontra atualmente, pode causar sério risco de queda acidental aos pedestres. Por isso, este vereador solicita à Prefeitura Municipal, para que o setor responsável realize a devida manutenção o mais rápido possível ou até mesmo se possível uma revitalização na referida praça.
7
Indicação nº 206/2022 - Luís Carlos da Vila - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, por meio por meio Secretaria Municipal de Serviços Municipais, para que realize os reparos necessários em todas as praças esportivas dos bairros: Jardim Micali, Jardim do Bosque, Jardim Paraíso I e II, Jardim Maria Luíza, Jardim Martinelli, Jardim Santo Antônio, Jardim Santa Cruz (CECAP), Parque Vinicius de Morais e Jardim Stracini.
8
Requerimento nº 186/2022 - Angelim Barbeiro, Bombeiro Luciano Azevedo, Daniel Galerani, Delo, Denis Machado, Dr. Valmir Carrilho, Eder Mineiro, Juninho Previdelli, Luís Carlos da Vila, Mauro Modesto, Professora Mirian Ponzio, Rodrigo De Pietro, Tenente Lourençano, Tonhão da Borracharia, Valcir Conceição Zacarias - Requer, ao Presidente da Câmara Municipal de Taquaritinga a aprovação para a realização de Audiência Pública em que se discutirá, com a sociedade, a respeito das condições financeiras do IPREMT (Instituto de Previdência do Servidor Público Municipal de Taquaritinga).
9
Requerimento nº 187/2022 - Eder Mineiro - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal para que informe a este vereador, em tempo hábil, os motivos pelos quais ainda não houve o término da reforma da Praça da Bíblia. Há um prazo para terminar totalmente essa reforma?
10
Projeto de Lei nº 6042/2022 - Poder Executivo - Dispõe sobre a denominação de rotatória que especifica. (Rotatória Arlindo Gonçalves Ramires)
Item Identificação da Matéria Resultado
1
Requerimento nº 185/2022 - Dr. Valmir Carrilho - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, seja encaminhada MOÇÃO DE APLAUSOS ao casal Celso Rodrigo Mendes e Izildinha de Fatima Ribola Mendes, proprietários da Casa de Massas Aline, que estão estabelecidos em Taquaritinga desde 1989, portanto, há 33 anos, no ramo alimentício, sendo pioneira e especializada no ramo de massas, atendendo nossa população de segunda a segunda. Aprovado
2
Requerimento nº 188/2022 - Juninho Previdelli - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, à Secretaria Municipal de Educação, para que envie a este vereador, em tempo hábil, as seguintes informações: 1. O município de Taquaritinga está preparado para a matrícula de todas as crianças do ensino fundamental? 2. Haverá vagas para todas as crianças na rede pública de ensino? 3. Caso não tenha essa garantia, o que está sendo feito para que possa atender a todas as crianças a buscarão matrícula na rede municipal de ensino? Aprovado
3
Requerimento nº 189/2022 - Tonhão da Borracharia - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, o envio de ofício ao Recursos Humanos da Usina Raízen, de Guariba, para cordialmente solicitar que estudem a possibilidade de contratar jovens aprendizes de Taquaritinga, uma vez que a empresa já admite jovens de várias cidades da região. Aprovado

Vereadores Presentes [14]: Angelim Barbeiro / PSDB, Tonhão da Borracharia / MDB, Daniel Galerani / DEM, Denis Machado / MDB, Eder Mineiro / PSL, Rodrigo De Pietro / DEM, Bombeiro Luciano Azevedo / PSD, Luís Carlos da Vila / PSDB, Tenente Lourençano / MDB, Mauro Modesto / PSD, Juninho Previdelli / PSL, Delo / , Valcir Conceição Zacarias / PSB, Dr. Valmir Carrilho / PDT

Ausências Justificadas [1]: Professora Mirian Ponzio / PT

Item Matéria Resultado
1
Turno Único do Projeto de Lei nº 6026/2022 - Poder Executivo - Autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com o Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” - CEETEPS. Aprovado
Parecer CCJ nº 99/2022 ao PL 6026/2022 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Luís Carlos da Vila Matéria não sujeita a votação.
Encerramento: às 21:22 hs