Sessão Plenária

12ª Sessão Ordinária

2ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura

16 de maio de 2022 (segunda-feira), às 20h03

Item Identificação da Matéria
1
Projeto de Lei nº 5960/2022 - Poder Executivo - Dispõe sobre a denominação da Escola Cívico-Militar - ECIM, que especifica (Escola Cívico-Militar - ECIM Deputado Ricardo Izar).
2
Indicação nº 100/2022 - Eder Mineiro - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no sentido de que, por meio do setor competente, realize o término do serviço de recapeamento asfáltico nas ruas que ainda necessitam desta benfeitoria, do Conjunto Residencial Ipiranga, uma vez que esse vereador vem sendo procurado com frequência pelos munícipes desses referidos locais, reiterando indicação nº 16/2022, deste vereador.
3
Indicação nº 101/2022 - Bombeiro Luciano Azevedo - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no sentido de que solicite à Secretaria Municipal da Saúde para que os dentistas voltem a prestar atendimento odontológico aos moradores dos Distritos de Guariroba e Vila Negri. Este vereador foi procurado por moradores dos distritos solicitando que o atendimento odontológico volte a ser realizado, pois segundo informações dos próprios moradores, os atendimentos nos distritos foram suspensos por conta da pandemia. A maioria das pessoas que se utilizam da saúde pública são pessoas simples e humildes, e tem dificuldades financeiras para se deslocar até Taquaritinga para serem atendidos nas UBS. Sendo assim, este vereador solicita ao Poder Executivo uma rápida solução para a demanda solicitada.
4
Indicação nº 102/2022 - Professora Mirian Ponzio - Ao Secretário Municipal de Promoção Social, no sentido de que analise com carinho a minuta de Projeto de Lei anexa, com as justificativas desta indicação, para que seja sancionada norma concedendo “auxílio à pobreza menstrual” em nosso Município. De acordo com o estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de acesso a recursos, infraestrutura e até conhecimento por parte de pessoas que menstruam para cuidados envolvendo a própria menstruação. A pobreza menstrual afeta brasileiras que vivem em condições de pobreza e situação de vulnerabilidade em contextos urbanos e rurais, por vezes sem acesso a serviços de saneamento básico, recursos para higiene e conhecimento mínimo do corpo. Os resultados demonstram negligência e falta de acesso a direitos em boa parte do País. Em Taquaritinga, com a Campanha Fluxo Digno, percebemos que essa é uma demanda latente, visto que cada vez mais mulheres e entidades sociais apontam a dificuldade financeira em comprar absorventes ou falta de informações sobre métodos mais sustentáveis e econômicos para utilização no período menstrual. Notamos também, a falta de uma política municipal que de atenção para o tema, seja na estrutura da Educação com a distribuição e orientação para pessoas que menstruam, seja na Assistência Social, no amparo às famílias que necessitam de absorventes e não possuem recursos financeiros. Nestes termos solicito análise da Secretaria de Promoção Social e encaminhamento de Projeto de Lei, por conta da prerrogativa da iniciativa da norma, para ser posteriormente deliberado pela Câmara Municipal em breve espaço de tempo.
5
Indicação nº 103/2022 - Luís Carlos da Vila - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no sentido de que, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Municipais, realize a limpeza das vielas do Conjunto Residencial Ipiranga, reiterando Indicação nº 041/2022, do vereador Angelim.
6
Indicação nº 104/2022 - Eder Mineiro - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no sentido de que, por meio do setor competente, realize a limpeza da Rua Dra. Rosa Martins e Avenida Gagliano Pagliuso, na Vila Rosa, uma vez que munícipes estão descartando entulhos e lixos nestes locais. Solicita também que o Poder Executivo aumente a fiscalização nos referidos endereços para coibir o descarte irregular de entulhos e lixos.
7
Indicação nº 105/2022 - Mauro Modesto - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no sentido de que, por meio do setor competente, realize o conserto da iluminação da Rua Leonardo Pastore (Rua 14), altura do número 15, no Conjunto Residencial Ipiranga, uma vez que este local está em completa escuridão no período noturno há mais de 5 meses.
8
Indicação nº 106/2022 - Mauro Modesto - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no sentido de que, por meio do setor competente, realize o conserto da fiação elétrica do Velório Municipal Valdecimo Modesto, no Jardim Sebastião, uma vez que a fiação deste local foi furtada, impossibilitando o uso do velório.
9
Indicação nº 107/2022 - Professora Mirian Ponzio - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no sentido de que, por meio do setor competente, estude a realização de obras no prédio da Unidade Básica de Saúde - UBS Bráz Curti, no Jardim Santa Cruz (CECAP). Após visita à UBS, esta vereadora pode constatar que há problemas em toda a calha do prédio, causando problemas de infiltração nas salas da UBS. Além disso, a população convive com a falta de assentos cobertos, enquanto aguarda o atendimento médico. Assim, indico a instalação de assentos cobertos para melhor servir a população.
10
Indicação nº 108/2022 - Tonhão da Borracharia - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no sentido de que, por meio do setor competente, realize o conserto da passarela de pedestres localizada entre os bairros Santo Antonio e Jardim Paraíso II. Conforme imagens anexas, a passarela está quebrada, colocando em risco às pessoas que utilizam este dispositivo.
11
Indicação nº 109/2022 - Tonhão da Borracharia - Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal no sentido de que, por meio do setor competente, realize o término das obras da rotatória localizada na Rua João Perossi, no Jardim Maria Luiza I. Conforme imagens anexas, há muita terra e barro neste local, causando transtornos aos moradores do entorno.
12
Requerimento nº 87/2022 - Juninho Previdelli - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal para que informe a este vereador, em tempo hábil, por que as obras na guarita de entrada do Parque Municipal de Lazer Prefeito Ernesto Salvagni encontram-se paralisadas e inacabadas. Qual a previsão para o término daquela obra? Os funcionários que ali trabalham não têm a mínima condição de higiene e conforto.
Item Identificação da Matéria Resultado
1
Requerimento nº 84/2022 - Gilberto Junqueira - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, à Secretaria Municipal da Fazenda, por meio de seu secretário, senhor Carlos Montanholi, para que envie a este vereador, em tempo hábil, o Mapa de Precatórios a pagar (ordem cronológica) e planilha de pagamentos efetuados devidos pela Prefeitura Municipal de Taquaritinga. As informações se fazem necessárias para entendimento das despesas decorrentes de outras administrações, o real conhecimento das informações das contas públicas e se a atual administração está cumprindo com suas obrigações processuais, inclusive com o precatório originário das Conservas Colombo, que se tornou uma das maiores dívidas do Município. Nota-se que tramita pela Casa Legislativa Projeto de Lei dispondo de empréstimo no montante de R$ 27.000.000,00 (vinte e sete milhões de reais), valor exorbitante que na opinião deste Vereador, sobrecarregará muito mais a dívida pública inclusive para futuras administrações. Aliado a isso necessário se faz profundo estudo de viabilidade e possibilidade de se contrair dívida neste montante, contando que o Município possui dívidas de precatórios judiciais também em valores exorbitantes, o que pode trazer caos financeiro para a cidade. Este vereador se preocupa também com a situação dos mais de 2 mil funcionários públicos e suas famílias, pois a dívida municipal com certeza afeta o pagamento aos servidores. Aprovado
2
Requerimento nº 85/2022 - Eder Mineiro - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, à Secretaria Municipal de Saúde, para que informe a esta Casa de Leis, em tempo hábil, os motivos pelos quais estão faltando medicamentos aos transplantados de fígado na rede municipal de saúde. Aprovado
3
Requerimento nº 86/2022 - Luís Carlos da Vila - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, à Secretaria Municipal de Educação, para que envie a este vereador, em tempo hábil, as seguintes informações: 1. Quantas creches há em todo o município de Taquaritinga e nos distritos? 2. Quantas crianças estão matriculadas em cada creche? 3. Há vagas sobrando em algumas creches? Envie o número de vagas em cada creche, se houver; 4. Qual o déficit de funcionários em cada creche? 5. Qual a previsão da inauguração das creches nos bairros Jardim São Luiz e Maria Luiza II. Aprovado
4
Requerimento nº 88/2022 - Juninho Previdelli - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, seja encaminhada MOÇÃO DE APLAUSOS à empresa Bate e Volta, em nome dos senhores Marcos Antonio Milani e Flávio Teixeira. A empresa oferece diariamente vários tipos de serviços para os taquaritinguenses que precisam resolver pendências em Ribeirão Preto. Aprovado
5
Requerimento nº 89/2022 - Mauro Modesto - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, seja encaminhada MOÇÃO DE APLAUSOS ao senhor Luis Gustavo de Mello Vano, mais conhecido por Gustavo eletricista. Gustavo é nascido e criado em Taquaritinga, e trabalha com elétrica residencial e comercial, motor de portão, cerca elétrica e câmeras de segurança há 20 anos. Hoje ele trabalha e é proprietário da empresa LGV, gerando empregos em nosso município. Aprovado
6
Requerimento nº 90/2022 - Professora Mirian Ponzio - Requer, depois de obedecidas as formalidades regimentais, seja encaminhada MOÇÃO DE APLAUSOS à enfermeira Lisiane Cristina Branco, da Coordenação do Serviço de Atendimento Domiciliar e Programa Melhor em Casa, extensivo a toda sua equipe. Aprovado
Item Matéria Resultado
1
Turno Único do Projeto de Lei nº 5939/2022 - Bombeiro Luciano Azevedo - Dispõe sobre alteração de denominação de via pública, que especifica. (Rua Claudenir José dos Santos - Doriel) Aprovado
Parecer CCJ nº 13/2022 ao PL 5939/2022 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Juninho Previdelli Matéria não sujeita a votação.
2
Turno Único do Projeto de Lei Complementar nº 5942/2022 - Poder Executivo - Altera e acresce dispositivos nas leis que especifica e dá outras providências. Aprovado
Parecer CCJ nº 14/2022 ao PLC 5942/2022 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Juninho Previdelli Matéria não sujeita a votação.
3
Turno Único do Projeto de Lei nº 5949/2022 - Luís Carlos da Vila - Dispõe sobre prazo para regularização de construções em face da Lei Municipal nº 1.367 e 1.368, ambas de 05 de dezembro de 1973, Código de Obras e Urbanismo do Município de Taquaritinga e Planejamento Físico do Município, que especifica. Aprovado
Parecer CCJ nº 22/2022 ao PL 5949/2022 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Dr. Valmir Carrilho Matéria não sujeita a votação.
4
Turno Único do Projeto de Lei Complementar nº 5950/2022 - Rodrigo De Pietro - Insere § 1º. ao artigo 77 da Lei Complementar nº. 4.482, de 29 de dezembro de 2017, que especifica. Adiado
Pedido de Vistas do Vereador Luís Carlos Cordeiro da Silva.
Parecer CFO nº 11/2022 ao PLC 5950/2022 Contrário à aprovação da matéria. Relatoria: Luís Carlos da Vila Matéria não sujeita a votação.
Parecer CCJ nº 24/2022 ao PLC 5950/2022 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Dr. Valmir Carrilho Matéria não sujeita a votação.
Encerramento: às 22:00 hs